A Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Esse novo modelo de economia vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Com o objetivo de disseminar essa ideia e fortalecer ainda mais os empreendimentos solidários, a Fundação APAEB, em parceria com a Rede Ponto Nosso e a Casa da Cultura, realizou entre os dias 19 e 20 de Março a III Feira de Economia Solidária no município de Valente.
O evento contou com a participação de representantes do poder público, da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE) e de organizações dos municípios de Valente, Cansanção, Itiúba, Santaluz, Queimadas e Capela do Alto Alegre. Entre os participantes estava o Superintendente de Economia Solidária da SETRE, Milton Barbosa, que proferiu palestra sobre Economia Solidária e Políticas Públicas.
Também marcaram presença o diretor geral da Fundação APAEB, Macerval da Cunha Araújo, o prefeito municipal de Valente, Ismael Ferreira, o diretor geral do Sicoob Coopere, Ranúsio Cunha, a presidente da Associação APAEB, Iracema Nery, o Presidente da FATRES, João Nilton, entre outros representantes da sociedade civil.
A Feira contou com cerca de 500 participantes que puderam prestigiar diversas atividades incluindo palestras, apresentações de experiências em economia solidária, troca solidária e apresentações culturais.
Temas importantes foram discutidos e debatidos nos espaços formativos da Feira, tais como: Economia Solidária e Desenvolvimento Local, com os educadores Manoel Messias e Aldo Araújo; Design Colaborativo com o representante da Incuba Uneb, Marlon Xavier e o Papel da Mulher na Economia Solidária, com a presidente da UNISOL Bahia, Magda Almeida.
Durante os dois dias de Feira também foram realizadas exposições e comercialização de produtos, na oportunidade os grupos de produção dos municípios representados puderam apresentar seu trabalho e interagir com o público presente.
Espaço de Troca Solidária
Dentro da III Feira de Economia Solidária, foi realizado o Espaço de Troca Solidária, um espaço onde as pessoas trocaram produtos entre elas, (roupas, sapatos, livros, assessórios novos e seminovos), serviços e saberes, sem o uso de dinheiro, de uma forma solidária, promovendo a cooperação, em vez da competição, respeitando normas éticas e ecológicas ao produzir e consumir.
A Feira contou com o apoio do Sicoob Coopere, Prefeitura Municipal de Valente, Consisal, FATRES, Associação APAEB, Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte da Bahia (SETRE), Banco do Brasil e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares e Secretaria de Agricultura dos Municípios de Valente, Cansanção, Itiúba, Santaluz, Queimadas e Capela do Alto Alegre.