Celebrando a agricultura familiar, que produz mais de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros, a Fundação APAEB, que presta assistência técnica para agricultores e agricultoras familiares do Território do Sisal, esteve presente em diversas atividades dos municípios onde atua. A data de 25 de julho, como Dia da Agricultura Familiar, foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Em Valente, as comemorações tiveram início na última sexta-feira (22), com apresentações culturais e a realização da II Feira da Agricultura Familiar, que reuniu cerca de 150 agricultores com exposição e comercialização de produtos cultivados em suas propriedades. Houve exposições de tecnologias de convivência com o semiárido, realizadas por entidades que trabalham com ATER no município. Na oportunidade, a Fundação APAEB apresentou um painel de fotos contextualizando seus trabalhos junto aos agricultores e agricultoras familiares e ainda apresentou algumas tecnologias como: gaiola giratória, carro prensa, misturador artesanal, milho hidropônico e feno de pau de rato.
As comemorações em Valente foram iniciativas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Valente (SINFTRAF) em parceria com a Prefeitura Municipal de Valente. Presente nas atividades, Macerval Araújo, Diretor Geral da Fundação APAEB, parabenizou a organização do evento e destacou a força da agricultura familiar do município. “Esta mobilização e diversidade de produtos que temos aqui expostos mostra o potencial da agricultura familiar de Valente. Isto é a soma força do homem e da mulher do campo com o apoio do poder público e das organizações que lutam para fortalecer este trabalho”, destacou Macerval.
Em Conceição do Coité a Fundação APAEB esteve presente na II Feira de Caprinos e Ovinos ocorrida no distrito de Salgadália. Na programação do domingo (24), o técnico agrícola Itamar Duarte e as médicas veterinárias Luzia Moura e Caroline Marques ministraram um curso sobre cuidados na ordenha.
A entidade também marcou presença nas comemorações pelo Dia da Agricultura Familiar no município de São Domingos. As atividades ocorreram no Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido (CEEP) onde a Fundação também realizou a exposição de tecnologias de convivência com o semiárido e distribuiu mudas cultivadas no Viveiro O Caatingueiro. “Agradecemos e parabenizamos o esforço daqueles que trabalham no campo e possibilitam que alimentos saudáveis cheguem nas nossas mesas todos os dias. Aos extensionistas que contribuem na organização dos sistemas de produção familiar e aos organizadores do evento que uniram esforços para garantir a celebração desta data valiosa para todos nós que acreditamos na força da agricultura familiar”, expressou o engenheiro agrônomo da Fundação APAEB, Enio Dias, durante as atividades em São Domingos.
No município de Santaluz, foi realizado o Seminário de Propriedade Rurais da Agricultura Familiar com debates sobre propriedade e posse de terra. Neste evento, a Fundação APAEB garantiu sua participação através da gestora de projetos, Virgínia Araújo.