Na manhã da última terça-feira (01), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) fez a entrega do Instrumento Oficial de Delimitação da Área de Indicação Geográfica da “Região Sisaleira da Bahia”. A atividade ocorreu no auditório da Fábrica APAEB Sisal.
O documento foi entregue pela analista de divisões políticas do MAPA, Francimary Medeiros ao prefeito de Valente, Ismael Ferreira. A entrega do Instrumento compõe uma das etapas para registro da Indicação de Procedência do Sisal da Região Sisaleira da Bahia.
A área de abrangência da IG do Sisal é composta pelos municípios de: Araci, Barrocas, Cansanção, Conceição do Coité, Itiúba, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quinjingue, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Teofilândia e Valente. A partir da Indicação Geográfica de Procedência, o sisal da Região Sisaleira da Bahia passa a ter um selo que o diferencia pela origem, qualidade, forma de produzir, entre outras características.
Como uma das lideranças que promovem importantes ações de valorização do sisal e de seus produtores, Ismael Ferreira recebeu o documento com alegria. “Temos muito que agradecer a todos e todas que se envolveram para esta conquista. Sem dúvida este é mais um passo para ampliação da notoriedade da nossa região e que agrega valor ao nosso sisal”, manifestou Ferreira.
O documento de solicitação para IG de Procedência do Sisal foi formalizado em nome da Associação Comunitária de Produção e Comercialização de Sisal – APAEB. Ele foi formatado a partir de ampla pesquisa coordenada pela UEFS em parceria com instituições como a Fundação APAEB. A pesquisa foi financiada pela FAPESB.
A coordenadora do projeto, professora Acácia Batista falou do processo de pesquisa e destacou as próximas etapas. “Foram muitos estudos e trabalhos de campo. Hoje concluímos uma etapa importante que é a entrega da nota técnica do MAPA. Seguimos agora para realização de assembleia com produtores para regulamentação do uso do selo e em seguida faremos o depósito do IG do Sisal no INPI” esclareceu com satisfação a Acácia.