Por muito tempo, a Rede Parceiros da Terra – REPARTE e suas filiadas tiveram apoio financeiro e metodológico DISOP na realização de suas atividades. Entre elas está a Fundação APAEB, que junto com outras organizações participou de um encontro para avaliação da situação atual das organizações apoiadas e suas perspectivas. O evento ocorreu na última sexta-feira (10/02), na Pousada Central em Feira de Santana/BA.
Na oportunidade, a representante do DISOP, Laure Roges ouviu as entidades, avaliando o impacto do apoio e a situação de cada entidade filiada a REPARTE após o distanciamento do DISOP, bem como as perspectivas de futuro destas organizações e da Rede.
Durante muitos anos o DISOP Belga destinou apoio financeiro para a REPARTE, que congrega uma série de entidades, as quais possuem como principal foco a assistência técnica e extensão rural para agricultores familiares. Em 2014, com os avanços nas políticas públicas destinadas ao seguimento da agricultura familiar no Brasil, o DISOP suspendeu o apoio, redirecionando-o para outros países que necessitavam de mais atenção e intervenção internacional.
Com este novo momento, a REPARTE reuniu suas filiadas e seu principal apoiador durante estes anos, para refletir e redimensionar seus trabalhos, como relatou a gestora de projetos da Fundação APAEB, representante da entidade no encontro. “O DISOP contribuiu imensamente para o fortalecimento das ações de ATER desenvolvidas por cada entidade. É chegado o momento de nos unirmos ainda mais para garantir o fortalecimento da Rede e de suas ações, inclusive buscando novos apoios e ampliando o número de filiados”, esclareceu Virgínia ao tratar dos encaminhamentos elencados no encontro.
Além da Fundação APAEB, estavam presentes na atividade as entidades filiadas a REPARTE: CEDITER, COOPERA, Cáritas/Rui Barbosa, CCSP, APPJ, ASCOOB e CEALNOR.