CERBCAAT realiza reunião e visitas técnicas em Morro do Chapéu

837

Nos dias 14 e 15 de setembro, a Fundação APAEB esteve presente em mais uma Reunião Ordinária do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga – CERBCAAT. Desta vez, o evento ocorreu no município de Morro do Chapéu, localizado no Território da Chapada Diamantina. O objetivo foi discutir ações para preservação da Caatinga neste município e conhecer o Parque Estadual de Morro do Chapéu.

Na reunião, estavam presentes as entidades e organizações do poder público e sociedade civil que compõem o Comitê, entre as quais esteve a Fundação APAEB representada pela educadora social e bióloga, Kalline Cunha. Também participaram da atividade, representantes do INEMA, do Parque Estadual de Morro do Chapéu, UEFS, CEEP e Secretaria de Meio Ambiente do município.

Na reunião, o Comitê pôde dialogar com a comunidade, ouvir algumas demandas e traçar alguns encaminhamentos para sanar ou melhorar ações voltadas ao cuidado com a caatinga no município de Morro do Chapéu. A programação seguiu com visitas técnicas à nascente do Rio Jacuípe, ao Monumento Natural da Cachoeira do Ferro Doido (Unidade de Proteção Integral que tem como objetivo a preservação de sítios naturais raros), Agrovila (Assentamento estruturado em forma de mandala, no qual as casas são todas construídas com blocos ecológicos e os moradores conservam a flora local) e por fim, ao Parque Estadual de Morro do Chapéu (Área que tem como objetivos básicos, assegurar a proteção de inúmeras espécies raras de animais e ameaçadas de extinção, preservar a vegetação característica, campo rupestre e sítios arqueológicos). Na oportunidade, também foi apresentado pela UEFS, o MAPBIOMAS, projeto que faz o mapeamento anual da cobertura e uso do solo no Brasil.

Para a educadora social e bióloga, Kalline Cunha a reunião foi mais uma iniciativa proveitosa realizada pelo Comitê. “Como sempre é muito positivo ouvir as demandas de cada comunidade onde o comitê passa, na perspectiva de cuidar das riquezas naturais daquele lugar. Nesta oportunidade, destaco a experiência de conhecer uma Unidade de Conservação que notadamente tem uma importância enorme diante da degradação da fauna e flora que verificamos em diversas regiões”, destacou.