Fundação APAEB faz homenagem ao MOC durante Sessão Especial em Valente

Através de uma iniciativa da vereadora Leninha, foi realizada na última terça-feira (10/10), na Câmara Municipal de Vereadores de Valente, uma Sessão Especial em Homenagem aos 50 Anos do Movimento de Organização Comunitária – MOC. O evento reuniu representantes do poder público e sociedade civil, além de beneficiários dos diversos projetos do MOC ao longo de sua história. Na oportunidade a Fundação APAEB prestou sua homenagem fazendo a entrega de uma placa em que reconhece e parabeniza a atuação do MOC no desenvolvimento social do Território do Sisal.

Durante a Sessão, foram manifestados diversos depoimentos que ilustraram o importante trabalho do MOC para mobilização comunitária e de luta pelo acesso às políticas públicas voltadas para convivência com o semiárido, empoderamento das mulheres, enfrentamento ao trabalho infantil, protagonismo juvenil, democratização da comunicação, entre outras.

Entidades como APAEB, Fundação APAEB e Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Valente, que foram originadas ou tiveram seus trabalhos fortalecidos através da atuação do MOC, relataram a importância desta entidade. “O MOC teve um papel muito importante na formação política e cidadã que tornam Valente e o Território do Sisal espaços de referência no processo de organização comunitária e de luta pela transformação social”, destacou o diretor tesoureiro da Fundação APAEB, Gerlândio Lima.

Na oportunidade, um dos fundadores do MOC, Albertino Carneiro, manifestou: “Fico encantado com estes depoimentos. No mundo há muita boa vontade, precisamos junta-las e essa é a função do MOC. Estamos em um tempo em que precisamos mais do que nunca juntar nossa boa vontade e deixar um pouco de lado nossas diferenças”.

Fotos: ASCOM/MOC