Fotos: Thassio Ramos/ Ascom BSF

Seminário discute avanços e desafios dos 13 anos da Política Estadual de ATER na Bahia10 setembro 2024

Nesta terça-feira (10), o auditório da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em Salvador, ficou lotado para o seminário “13 Anos da Política Estadual de ATER – Bahia”. O evento reuniu representantes de organizações da sociedade civil prestadoras do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), gestores públicos, parlamentares estaduais e federais, além de agricultores e agricultoras familiares, com o objetivo de refletir sobre os avanços, desafios e a reformulação da política, além de apresentar o projeto de lei do Sistema Unificado de ATER (SUATER) e socializar experiências exitosas no setor.

A mesa de abertura teve como tema central “Avanços e Desafios da Política Estadual de ATER” e contou com a presença de autoridades, como o superintendente da Bahiater, Lans Almeida, a deputada federal, Elisângela Araújo, o deputado estadual, Marcelino Galo, a secretária estadual de políticas para as mulheres, Neusa Cadore, o coordenador-geral do Programa Bahia Sem Fome (BSF), Tiago Pereira, e a representante do Fórum Baiano da Agricultura Familiar (FBAF, Célia Firmo.

Durante o evento, Tiago Pereira saudou as organizações e movimentos sociais e os agricultores presentes, ressaltando a importância da participação da sociedade civil e destacando o compromisso do Governo do Estado com as pautas da agricultura familiar: “Nessa trajetória, muitos foram os investimentos com recursos públicos atendendo aos anseios e demandas das populações do campo, das águas e das florestas”, disse ele, destacando a importância das política públicas, como a de ATER, Segurança Alimentar, Convivência com o Semiárido, Agroecologia e Produção Orgânica, além de, mais recente, o Bahia Sem Fome como política permanente de Estado.

Célia Firmo, do FBAF, trouxe à tona a perspectiva dos trabalhadores rurais, reforçando o papel central da agricultura familiar para além das questões financeiras. “A gente não quer saber se estão caindo os cifrões, a gente quer o povo produzindo e se alimentando bem. Não é somente o dinheiro que faz o milho ser processado, mas o trabalho do agricultor e da agricultora familiar também”, afirmou, em defesa de uma produção agrícola mais humanizada e sustentável.

Discussões seguiram à tarde

No período da tarde, o seminário prosseguiu com a mesa “SUATER – Sistema Unificado de ATER”. Em seguida, houve uma mesa de debates focada nas “Experiências de ATER, Agroecologia e Mulheres”, abordando casos de sucesso e os desafios enfrentados por essas agricultoras no estado. O evento foi finalizado com o lançamento de livros que relatam experiências práticas de ATER na Bahia.

O seminário é uma realização conjunta do FBAF, Bahiater e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com apoio da Companhia e de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), do BSF e da Secretaria da Educação (SEC), reunindo diversas instituições comprometidas com o desenvolvimento rural do estado.

Fonte: Ascom/BSF