A quarta edição da Feira Cultural Mulheres Valentes reafirmou o papel fundamental da arte, cultura e organização feminina na comunidade de Valente, Bahia. O evento, que ocorreu na praça do Forródromo em Valente-BA, nos dias 28,29 e 30 de março, promovido pelo Coletivo Mulheres Valentes, reuniu um público entusiasmado e engajado, onde os produtos e serviços expostos e as diferentes manifestações culturais emocionaram e encantaram os presentes.

Entre as participações de destaque, o Projeto CultAS – Cultura Ativa no Sisal, da Fundação APAEB, contribuiu significativamente para o sucesso da programação, levando poesia, capoeira e música ao evento. A praça lotada e a interação do público foram a prova do quanto a comunidade valoriza e se reconhece na cultura popular.

O CultAS na programação da Feira:
- Cantos & Contos: Geisa Barbosa e Aliã Ferreira emocionaram o público com suas poesias, trazendo sensibilidade e reflexão.
- Roda de Capoeira: Sob o comando de Mestre Jó, a apresentação envolveu ritmo, tradição e energia.
- Roteiro do Samba: O Grupo Topa Tudo animou a praça com um samba contagiante, colocando todos para dançar.
- Encerramento vibrante: Jarbas Original trouxe forró para a praça em pleno mês de março, marcando o sábado em grande estilo.

Além das apresentações artísticas, a programação da Feira foi enriquecida com oficinas e rodas de conversa sobre temas relevantes para a comunidade, promovendo diálogos sobre empoderamento feminino, direitos das mulheres, autocuidado e educação inclusiva. O evento também contou com um espaço dedicado à exposição e comercialização de produtos e serviços liderados por mulheres de Valente e região, fortalecendo o empreendedorismo feminino e a economia local.

A gestora de projetos da Fundação APAEB, Virgínia Araújo, participou da mesa de abertura do evento e ressaltou a importância do Coletivo Mulheres Valentes para o fortalecimento da cultura local.

“Parabenizamos o Coletivo Mulheres Valentes pela dedicação e pela capacidade de mobilizar a comunidade em torno da cultura e do empoderamento feminino. A Fundação APAEB tem um enorme prazer em apoiar iniciativas como esta, pois acreditamos que a cultura, aliada à luta das mulheres para o enfrentamento de todos os tipos de violência, é um pilar essencial para o desenvolvimento social e econômico da região e para a construção de um mundo mais justo, digno e fraterno”, afirmou.

A Fundação APAEB tem estreitado sua parceria com o Coletivo, cedendo uma sala para que o grupo possa utilizar como escritório, auxiliando na organização da documentação necessária para sua formalização como associação e colaborando ativamente na realização das edições da Feira Cultural Mulheres Valentes, que se consolida como um evento marcante no município.

A Feira evidenciou, mais uma vez, que a cultura pulsa forte no coração do Território do Sisal e que a união da comunidade é essencial para a continuidade e crescimento dessas iniciativas.

O Projeto CultAS – Cultura Ativa no Sisal, que teve sua participação na Feira Cultural Mulheres Valentes, é uma iniciativa da Fundação APAEB que conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura, da Secretaria de Cultura, da Secretaria da Fazenda e do Governo do Estado da Bahia.
📸 Fotógrafo Luan Araújo e Agência Auros/ Acervo Coletivo Mulheres Valentes